
Para garantir a segurança do uso de uma marca ou produto desenvolvido é indicada a assessoria especializada para solicitar e o acompanhar o pedido de registro de marcas e patentes.
O registro de uma patente ou marca é importante para que a empresa ou o indivíduo garanta seu direito de uso e comercialização de forma exclusiva, além de proteger de cópias não autorizadas. E como é o processo de registro?
Primeiramente é preciso fazer uma busca prévia, não obrigatória, mas aconselhável, para confirmar se o objeto ou marca já existe no banco de dados do órgão registrador.
Logo após essa confirmação, é preciso solicitar, mediante o pagamento das taxas devidas, o registro junto ao INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, contendo um relatório descritivo a respeito do que se deseja patentear ou registrar.
O solicitante receberá um número do protocolo e o pedido de registro será analisado em uma média de 90 dias.
Recomenda-se o acompanhamento semanal da RPI, sob pena de o titular perder prazos e ter seu pedido indeferido e arquivado. Pode ser necessária apresentação de recursos e outros trâmites para análise do pedido, neste caso, a ajuda de um profissional é fundamental.
Precisa registrar sua marca ou patente? Busque ajuda especializada.