Logotipo Acob Advocacia
Voltar

Homofobia, em quais situações preciso de um advogado?

Area Noticias

Após anos de luta árdua em todos os setores da sociedade, a integração social dos grupos LGBTQIA+ está em pleno andamento e as batalhas travadas nos Tribunais têm gerado decisões importantíssimas.

A proteção da Justiça reforça cada dia mais o conceito de família, que se transformou para abrigar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Sendo assim, foi reconhecida a equiparação da homofobia ao crime de racismo, que é um conceito que protege não só a discriminação contra raça e cor, mas a comunidade LGBTQIA+.

Então, quando esse grupo precisa de um advogado?

No direito civil, quando há desrespeito a direitos individuais que possam gerar indenizações sobre a violação e discriminação de gênero, expressão e orientação sexual, compensações por agressão aos direitos LGBTQIA+ em ambiente social, familiar ou trabalho e danos por homofobia em geral.

Ainda no âmbito do direito civil, há a necessidade de acionamento judicial para requerer a mudança de nome e gênero, cirurgia para adequação de gênero, proteção aos direitos de personalidade, inseminação artificial para casais homoafetivos e filiação socioafetiva para casais LGBTQ+.

No direito de família, quando há união estável de casais do mesmo sexo, casamento, divórcio, dissolução de união estável, guarda dos filhos, pensão alimentícia, partilha de bens, herança, testamento, entre outros.

Para melhores soluções jurídicas, entre em contato conosco!

Dúvidas sobre seus direitos?

Entre em contato conosco e obtenha o apoio jurídico adequado!

Entre em contato